Oficina lúdica sobre a linguagem do palhaço: O prazer de ser ridículo – Para além do nariz vermelho

Como o objetivo geral de formar educadores na perspectiva lúdica, o Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?", da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (instituição de ensino superior pública do sul do Brasil, situada na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul), desde 1999 desenvolve ações de educação continuada de caráter teórico-prático direcionadas a formar para brincar e para valorizar o brincar.

 

 

Ao longo destes anos, formando alguns milhares de educadores através de suas atividades de formação lúdica, o Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?" tem colaborado para instaurar, fortalecer e difundir inovadoras e audaciosas experiências pedagógicas pautadas pela ênfase na valorização da brincadeira.

 

 

Entre elas, destacam-se as “Oficinas lúdicas”, que consistem de atividades práticas de formação pedagógica de educadores na perspectiva lúdica. De caráter eminentemente vivencial, as oficinas lúdicas são desenvolvidas por convidados do Programa (professores universitários, alunos de graduação e membros da comunidade em geral), que compartilham seus saberes e vivências num espaço múltiplo e instigante de qualificação profissional.

 

 

No dia 14 de outubro de 2014, para comemorar seu 16º. ano de atividades, o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” realizará a “Oficina lúdica sobre a linguagem do palhaço – O Prazer De Ser Ridículo: para além do nariz vermelho” com Eveliana Marques. A partir de atividades lúdicas envolvendo a experiência de portar a máscara do nariz vermelho e vivenciar o estado do palhaço, pretende-se nesta oficina que cada participante estabeleça um contato verdadeiro e sensível com a sua própria essência, promovendo, assim, a liberdade de expressão e a aceitação de suas características pessoais, tão necessárias ao trabalho educativo. As atividades requerem roupas confortáveis e possibilidade de ficar de pés descalços.

 

 

Eveliana Marques é atriz, professora de teatro, palhaça e graduanda no curso de Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos nas artes cênicas em 1997 e, desde então, vem atuando em grupos de teatro, montagens de espetáculos e como professora de crianças, adolescentes e adultos, ministrando oficinas de teatro e de aprofundamento na arte da palhaçaria.

 

Data: 14 de outubro de 2014

 

Público-alvo: educadores em geral e estudantes na área da Educação;

 

Horário: 18h30min às 20h30min

 

Local: na sala 101 da Faculdade de Educação da UFRGS.

 

Promoção: Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Apoio: Fórum Gaúcho de Educação Infantil

 

Coordenação geral: profa. Tânia Ramos Fortuna (DEBAS/FACED)

 

Coordenação executiva: profa. Leda Maffioletti (DEE/FACED).

Arquivos para download

Portal da Educação

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

CURSOS INSCRIÇÕES ABERTAS

Logotipo detran

PÚBLICOS

SERVIÇOS E INFORMAÇÕES

EXPEDIENTE

Horário de atendimento: das 8h30min às 18h de segunda a sexta - Fone: 0800-510-3311

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública,

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

REDES SOCIAIS

  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
  • Youtube
Termos de uso