Campanha quer conscientizar sobre o uso correto da ciclovia

Fonte: Jornal Minuano - Bagé/RS - 11.11.14
Entrega de material informativo aos pedestres
Entrega de material informativo aos pedestres
Tiago Rolim de Moura

Teve início ontem uma campanha de conscientização aos pedestres sobre o uso da ciclovia. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Transportes e Circulação, comitê Balada Segura e Ciclo Regert.
Membro da Associação Bajeense de Ciclistas, Heron Regert, comenta que a intenção não é, de forma alguma, criar um atrito com os pedestres. É o oposto: zelar por uma convivência saudável, que possa satisfazer ciclistas e pedestres.


O empresário observa que não são raras as vezes que os ciclistas dividem espaços de ciclovia e ciclofaixas com pedestres que utilizam o espaço para caminhar e se exercitar, especialmente na avenida Santa Tecla. Segundo ele, muitas vezes, as pessoas levam até mesmo os cães, o que diminui ainda mais o espaço para quem trafega sobre duas rodas.


Outro fator que agrava a situação é o desconhecimento sobre a ciclovia. "Estava pedalando na ciclovia e pedi licença para uma senhora. Tive que ouvir: "o que tu estás fazendo aqui? Isso não é lugar de bicicleta", conta Regert.


A situação expõe os ciclistas a perigos. Muitos deixam de trafegar na pista por falta de espaço ao dividir o local com pedestres. Regert lembra que há algum tempo, um ciclista se acidentou na via de tráfego, mas não conseguiu indenização do motorista que o atropelou, já que estava pedalando fora do espaço destinado às bicicletas.


Para coibir novas situações como essa, a campanha "Preciso que você respeite meu espaço - pedestre na calçada e ciclista na ciclovia" realizou a primeira ação, com distribuição de material informativo aos pedestres na avenida Santa Tecla.

 

Por: Melissa Louçan 

Arquivos para download

Portal da Educação

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

CURSOS INSCRIÇÕES ABERTAS

Logotipo detran

PÚBLICOS

SERVIÇOS E INFORMAÇÕES

EXPEDIENTE

Horário de atendimento: das 8h30min às 18h de segunda a sexta - Fone: 0800-510-3311

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública,

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

REDES SOCIAIS

  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
  • Youtube
Termos de uso