Detran/RS lança publicação científica sobre trânsito e mobilidade

A Revista da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS surge com o objetivo de promover e fomentar a produção do conhecimento na área.
A Revista da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS surge com o objetivo de promover e fomentar a produção do conhecimento na área.
Foto: Arquivo Detran/RS

Com a reunião inaugural do Conselho Editorial, o Detran/RS lançou, nesta quinta-feira (20), a primeira publicação científica periódica especializada em trânsito e mobilidade do Estado. A Revista da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS surge com o objetivo de promover e fomentar a produção do conhecimento na área. A publicação já está recebendo contribuições de artigos através da página da revista.

 

Na oportunidade, o diretor-geral Leonardo Kauer falou da criação de um ambiente propício à reflexão sobre o trabalho realizado na Autarquia e da necessidade de um esforço continuado, que propicie acúmulo de experiência. Acrescentou a vocação da administração para a atividade extensionista e a valorização dos servidores, estimulando seu protagonismo e proatividade. Citou como exemplo disso cursos de pós-graduação, cujos trabalhos de conclusão, transformados em artigos, poderão ser publicados na revista da EPT.

 

Para o chefe da Divisão de Educação, Maximilian Gomes, é fundamental a aproximação entre trabalho técnico e academia, permitindo a partir disso pautar ações que integram essas duas dimensões, uma qualificando a outra.

 

Com a edição da revista, o Detran/RS busca disseminar conhecimento resultante de trabalhos técnico-científicos originais na área de trânsito e mobilidade, hoje disperso em diversas fontes. O material servirá de subsídio para o enfrentamento desses que estão entre os problemas mais desafiadores do nosso tempo.

 

A revista será quadrimestral, com edições impressa e eletrônica, e reunirá artigos científicos que têm origem em trabalhos analíticos ou de revisão, por sua vez resultantes de pesquisas bibliográficas ou de campo sobre trânsito e/ou mobilidade.

 

Os textos serão divididos em sete linhas editoriais: educação, políticas públicas, estatística, saúde, psicologia, engenharia, gestão e planejamento urbano.

 

Os artigos serão selecionados por editores, que analisarão sua adequação juntamente com o Conselho Editorial. Os trabalhos aceitos serão analisados por dois pareceristas (método double blind review), que decidirão sobre a publicação. Além dos artigos selecionados entre os inscritos no site, a revista poderá trazer artigos de autores convidados ou reproduções de artigos publicados em periódicos estrangeiros, respeitando a lei de direitos autorais.

 

Compõem o conselho editorial, além de técnicos de diversas áreas do Detran/RS, renomados pesquisadores da área, como Flávio Pechansky, Tanara Rosângela Vieira Sousa, Aurinez Rospide Schmitz , da UFRGS, Viviane Castro Camozzato, da UERGS, e Victor Pavarino,  pesquisador da UnB (Universidade de Brasília) e consultor da OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde/Organização Panamericana da Saúde).

 

Envio de artigos

O envio de artigos que serão submetidos a seleção deverá ser realizado exclusivamente pelo site, conforme temáticas e formatos definidos em edital.  Os artigos, de até 60 mil caracteres, deverão ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação por qualquer outra revista.

Portal da Educação

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

CURSOS INSCRIÇÕES ABERTAS

Logotipo detran

PÚBLICOS

SERVIÇOS E INFORMAÇÕES

EXPEDIENTE

Horário de atendimento: das 8h30min às 18h de segunda a sexta - Fone: 0800-510-3311

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública,

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

REDES SOCIAIS

  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
  • Youtube
Termos de uso